Miss Iceland – Auður Ava Ólafsdóttir

Há alguns dias, fiz um post no Instagram sobre meu amor pela Islândia e o quão pouco conhecia de sua literatura. Justamente por essa percepção, decidi solicitar um livro no NetGalley chamado “Miss Iceland”, que acabou sendo uma ótima maneira de me aprofundar mais no mundo de uma cultura tão diferente e tão linda.

Neste livro, conhecemos Hekla, uma jovem que tem esse nome em homenagem a um Vulcão e que acaba se tornando um nome muito apropriado – ela é destemida e as palavras fluem dela como lava. Em uma época em que as mulheres não tinham muita voz, acompanhamos sua jornada para se tornar romancista em um mundo dominado por homens. Virginia Woolf disse uma vez que “Ao longo da maior parte da história, ‘Anônimo’ era uma mulher”* e, com esse romance, Auður Ava Ólafsdóttir conseguiu descrever de forma vívida como era ser anônima.

Esta também é uma história sobre escolhas e coragem; sobre amor em suas várias nuances; sobre como é ser escritora e se jogar no mundo e também sobre ser uma escritora e “cortar suas asas” para estar em conformidade com as fronteiras que a sociedade impõe.

Uma excelente leitura que recomendo a todos que gostam de histórias sobre o ato de escrever e sobre luta por igualdade.

A cópia digital antecipada de Miss Iceland foi fornecida pela editora Grove Atlantic via NetGalley. O livro para compra pode ser encontrado aqui.


*Citação publicada no livro “Um teto todo seu”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s