Como legendar vídeos usando a ferramenta on-line Kapwing

Já faz quase dois anos que crio conteúdo para a Internet e, nesse tempo, aprendi muitas lições valiosas sobre o que significa produzir conteúdo e o que significa produzir conteúdo para TODOS. Não é segredo para ninguém que fico um pouco indignada de ver pessoas que não se importam em legendar seus stories, IGTVs e vídeos em geral Internet à fora, utilizando-se de um único argumento: dá trabalho. Para mim, o que essas pessoas estão dizendo é: não faço questão que deficientes auditivos consumam meu conteúdo.

Como apenas reclamar e apontar dedos nas caras das pessoas não resolve absolutamente nada, decidi, então, fazer este post com uma dica que me ajuda muito na hora de legendar meus vídeos para o IGTV: a ferramenta on-line Kapwing.

Apesar de contar com funções pagas, os recursos disponibilizados gratuitamente são extremamente úteis e, às vezes, exatamente aquilo de que precisamos. Abaixo, explicarei com um pouco mais de detalhes como funciona a ferramenta de legendagem (Subtitler) da plataforma e o que é possível fazer na versão gratuita. Ao acessar https://www.kapwing.com/, você encontrará a seguinte página:

Ao clicar na opção circulada acima, a seguinte tela aparecerá:

Então, você tem duas opções: carregar um arquivo do seu computador ou celular usando o botão Upload ou colar o link de algum vídeo que já está na Internet e para o qual você precisa de legendas. Carreguei um vídeo apenas para ilustrar o que acontece depois:

Depois de o vídeo carregar completamente (será mostrado no canto inferior direito o andamento do upload), você poderá clicar no botão Auto-generate. E sabe o que essa função vai fazer? Escutar o áudio todinho do seu vídeo e transcrevê-lo em palavras automaticamente! Isso, é exatamente isso. Você só tem que esperar. É lógico que estamos falando aqui de uma ferramenta de inteligência artificial e, portanto, não vai sair 100% perfeito, mas posso garantir que a ferramenta vai economizar horas valiosas da sua vida, já que você só vai precisar consertar alguns erros aqui e ali. Além disso, ao fazer essa geração automática, a ferramenta já sincroniza o texto com o momento do vídeo em que ele foi falado, o que torna nossa vida ainda mais fácil!

Como eu disse anteriormente, existem as versões gratuitas e pagas da plataforma. Se o seu vídeo tiver menos de 250 MB e duração máxima de 7 minutos, você poderá, inclusive, finalizar o vídeo na própria plataforma. Depois de verificar que o texto e a sincronização estão corretas, e depois de escolher as fontes, alinhamento e outros detalhes, basta clicar em Create que o seu vídeo será criado. Arquivos acima dessas especificações só podem ser finalizados com a versão paga*, mas já é meio caminho andado se você quiser pegar o texto gerado e colar em outro editor de vídeos com o qual já tem o costume de trabalhar.

A captura de tela abaixo mostra como ficam as legendas geradas automaticamente. Ainda não tinha editado nada quando fiz essa captura:

Se você acompanha meu conteúdo no Instagram, sabe que a legenda ficou bem próxima ao que eu realmente disse. Logo, fica aí a recomendação.

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado da dica.

Um beijo!

*Para quem se interessar pela versão paga, o valor da mensalidade é de US$ 20.

1 Comentário

  1. Ai, Nane, como eu ainda não tinha visto esse post maravilhoso?? 😰😰 Nos poucos vídeos que eu faço, coloco a legenda na mão e na primeira vez deu mais trabalho do que eu imaginava, principalmente por conta do Instagram só permitir a gravação de quatro stories de cada vez. Dica super anotada, inclusive já estou baixando o app pra celular, pra não correr o risco de esquecer o nome do site 😅

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s