Sobre Ansiedade e complexo de inferioridade

De repente, ansiedade. Ela estava escondida ali havia uns bons dois dias, desde quando tive clareza mental o suficiente para entender que algumas coisas não vão mudar só porque eu quero que elas mudem.

O gatilho veio de fora, como normalmente acontece, mas, desta vez, ele me incomodou de um jeito diferente. Ele me cutucava com palavras do tipo: “você não pode ser boazinha e assertiva ao mesmo tempo. Será que não está na hora de reconsiderar sua maneira de agir? Afinal, foram tantos problemas e tantos sofrimentos ao longo da vida causados por essa mania de querer que o outro não se sinta mal…”

Na hora, não pensei sobre a palavra “boazinha”, mas ela me veio à mente agora, me fazendo lembrar de um show do Oswaldo Montenegro ao qual assisti, naqueles longínquos tempos em que podíamos sair de casa e nos divertirmos. Entre uma música e outra, ele disse uma frase da qual nunca vou esquecer: “ser bonzinho é diferente de ser bom”.

E é engraçado como algo tão simples e tão óbvio nos passa despercebido na maior parte do tempo. Ser bom é ser uma pessoa boa, justa; ser bonzinho é se prejudicar para que os outros não pensem (ou falem) mal de você.

E foi assim (percebo agora enquanto escrevo) que fiz o formigamento das minhas mãos passar, o intestino parar de se revirar e o ar voltar para os meus pulmões. Em um ato inconsciente, consegui me fazer entender que estava sendo boazinha em uma situação que pedia pulso firme, assertividade.

Deixei de lado o meu complexo de inferioridade naquele momento e agi com a razão.

Hoje, consegui controlar minha ansiedade. 

E isso é uma grande vitória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s